Olá amigos

Curtam meu blog também no facebook. Obgda pelo carinho.

Traduza este blog para seu idioma

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pessoas e Suas Camadas.

Faz tempo que ando perambulando pelos contos e até me arriscando em algo mais poético. Hoje, resolvi voltar ao meu estilo preferido de escrita: a Crônica.

Estava pensando um dia desses sobre como as pessoas são feitas de camadas. Impossível não lembrar aqui da cena do filme Shrek onde as personagens do Ogro e o Burro filosofam sobre o assunto. Foi exatamente este diálogo que inspirou meus pensamentos. As pessoas são mesmo feitas de camadas. Existem aquelas feitas de camadas firmes, consistentes, temperadas com verdade, com sabedoria, com generosidade, bondade, afetividade e tantas outras características que no mundo atual até podem parecer ultrapassadas. Eu conheço pessoas assim, não tanto quanto eu gostaria, mas tenho a honra de conhecer algumas. Pessoas que não criticam, não contaminam, não pesam com palavras desnecessárias e nem com excesso de sinceridade.
Por outro lado também conheço pessoas e, nesse caso, um bom número delas, que são feitas de camadas leves, rasas, que num sopro se desfazem. Camadas de não verdades, de superficialidade, de manipulação, de desamor, de amargor. Pessoas que precisam se agarrar ao outro para existir,  para se dizerem felizes, que utilizam o nome de Deus e se colocam num altar como se o outro não tivesse sido escolhido pelo próprio Filho de Deus para ser amado como a si próprio. Não, a fé do outro para estas pessoas é absolutamente desconsiderada. Segundo sua visão distorcida,  professam uma fé mais profunda que a do próximo e portanto, se acham mais "ungidas".
Ora vejam, quem realmente quer ter camadas resistentes e consistentes tem por base aquela que é o princípio da formação humana: a humildade. 
Camadas são como tatuagem, que uma vez feita, por mais que as retiremos ou as cubramos, elas estarão lá, no "subsolo" da personalidade. Não serão mais enxergadas, mas estarão sempre lá. São lembranças do que foi dito, do que um dia fomos ou do que hoje somos. As camadas estarão sempre lá, sejam leves ou sejam consistentes como rocha. 
Evolução é acima de tudo procurar ter camadas que nos definam como pessoas organizadas, de fé, de "palavra", como se diz na terra onde nasci. 
De minha parte prefiro ter entre minhas relações pessoas com camadas cheias de verdade e, com verdades.

É assim que sei ser e é desse jeito que aprendi a admirar as pessoas.

Por San Carvalho




Nenhum comentário:

Postar um comentário