Olá amigos

Curtam meu blog também no facebook. Obgda pelo carinho.

Traduza este blog para seu idioma

sábado, 14 de janeiro de 2012

Tocando em frente: Eu me organizo em mim.

Faz dias que ando tomada pela falta de tempo, mas hoje me bateu uma energia para escrever e quis falar um pouco sobre uma conversa que tive com um colega um dia desses.
Perguntei a ele:
_ Onde você se encontra hoje? Como está a sua vida, só para eu me situar?

Sei que você que está lendo esse início de texto vai ficar achando que sou uma espécie de torturadora de amigos, que faz perguntas sem nexo e que ainda os obriga a ler meus textos que parecem começar de lugar nenhum e seguir para lugar algum, mas espero dar sentido a esta conversa em breve. Sejam pacientes comigo.

A resposta desse meu colega veio de forma rápida e meio filosófica:
_ Estou num lugar sereno onde nada me abala. Sabe San, eu estou muito forte espiritualmente.  Meu lugar é sagrado e sempre retiro minhas sandálias, porque meu solo não é um lugar qualquer. Sou um homem com sentimentos profundos e amo minha vida, que está ancorada como um navio em alto mar. Estou muito bem psicológica, financeira, espiritual e profissionalmente.
Inevitavelmente meu humor apimentado não pôde deixar de comentar que até os grandes navios andam virando! Ontem um deles tombou na Itália.

Puxa, Quanta plenitude! Eu estou longe de adquirir tudo isto e de fato, não sei se atingirei algum dia, porque o gostoso do viver é exatamente estar sempre em busca desse bem-estar. Eu digo sempre que cada dia para mim é um teste de vida. Tenho a honra de ser amparada pelo Espírito Santo e ser uma mulher de fé em Deus e pé na tábua. Meu psicológico vou me entendendo e me desentendendo com ele e a vida financeira e profissional vou tocando em frente, como diz muito sabiamente Renato Teixeira e Almir Sater, que faço questão de reproduzir aqui:
"Ando devagar, porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe, só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei. Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs. É preciso amor pra poder pulsar. É preciso paz pra poder sorrir. É preciso a chuva para florir. Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente. Como um velho boiadeiro levando a boiada eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou. Estrada eu sou. Conhecer as manhas e as manhãs. O sabor das massas e das maçãs. É preciso amor pra poder pulsar. É preciso paz pra poder sorrir. É preciso a chuva para florir. Todo mundo ama um dia, todo mundo chora. Um dia a gente chega e no outro vai embora. Cada um de nós compõe a sua história. Cada ser em si carrega o dom de ser capaz. E ser feliz. Conhecer as manhas e as manhãs. O sabor das massas e das maçãs. É preciso amor pra poder pulsar. É preciso paz pra poder sorrir. É preciso a chuva para florir. Ando devagar, porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais. Cada um de nós compõe a sua história. Cada ser em si carrega o dom de ser capaz. E ser feliz."

De minha parte tenho a saúde em ordem, porque estou me cuidando muito de uns tempos para cá. Diria que ela está estável e tenho o coração livre de amor e também de ódio.
Esse é o meu equilíbrio.
Na verdade a vida não me deu tantos tormentos assim. Todos os que vivi foram suportáveis. Sou uma mulher razoavelmente forte  e Deus é Delicado comigo. Ele não me faz passar nada que eu não possa suportar.  Não costumo guardar rancores, mágoas, nem sentimentos pequenos. Até os sinto, porque humana  sou, mas vou deixando o peso das sacolas nos ombros cairem à medida que a vida vai me absorvendo. é assim que me entendo com a FELICIDADE.
Quanto a esta tal felicidade, ela está em algum lugar físico? Eu prefiro pensar que ela está dentro de nós. Basta que estejamos abertos para que ela entre e se acomode.
Tem uma frase do falecido Vice-presidente José Alencar, pessoa que eu aprendi a admirar: "Se Deus ainda não me levou até agora é porque ainda serei útil aqui e minha missão ainda não acabou, então quem sou eu para contrariar Deus?" Aproveitando minha admiração pela figura humana peço a permissão para acrescentar que, se Deus quer que eu seja feliz, como sou bem mandada, quem sou eu para desobedecer a Ele? Infelizmente não tive a honra de conhecer esse guerreiro, virtuoso, sábio e exemplo de ser humano.
Toda esta conversa me leva a refletir sobre o meu passado. O meu passado foi mais que minha ponte para chegar até onde estou, porque  não tive que atravessar um mar, ou um abismo. Ele foi a minha ESTRADA, pois pisei o tempo todo em solo firme e é dele que ganhei dois presentes de Deus, o que tenho de mais precioso na minha vida: minhas filhas. Filosoficamente a teoria é ótima! Afinal todos estamos vinculados a um passado e precisamos, por sobrevivência de nossa sanidade, administrar bem isso no presente. Afinal nosso passado é o resultado de tudo o que vivemos. Fato é que, ruim ou bom, encaro com respeito e carinho minha vida antes de chegar onde hoje estou. Assim vivo bem o hoje e o futuro será melhor por esse bem-querer ao meu presente.
Então minha gente, vamos tocando em frente, carregando o dom de ser feliz e de ser capaz. E sejamos sim capazes de quase tudo. Martha Medeiros já escreveu que podemos ser capazes de quase tudo "até de matar ou de morrer, se a dor for insuportável", mas não deixemos nunca, de verdade nunca, de retirar de nossas vidas pessoas que as desorganizam.
Sejamos capazes de sermos os únicos responsáveis por dizer: eu me organizo em mim.


Por
San Carvalho
Janeiro/2012






3 comentários:

Mariza Bozzani disse...

MADURO E INTELIGENTE!!!

Unknown disse...

vc é a fã mais puxa-saco q eu tenho....TE AMO

Mariza Bozzani disse...

Foi muito bom ler novamente!!! Você está sempre presente em minhas orações! Adoro você!

Postar um comentário